O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) está disponível para toda a população em momentos de urgência e emergência e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Porém, muitas vezes, grande parte das chamadas recebidas não são destinadas ao serviço. Por isso, é importante saber em quais situações devemos acionar este serviço.
A ligação é gratuita e pode ser realizada por qualquer telefone fixo ou móvel, e o serviço reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que podem prestar socorro em emergências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental para a população em qualquer lugar, seja na residência, no local de trabalho ou em vias públicas.
Ao ligar, o cidadão é atendido por um profissional treinado na Central de Regulação Médica de Urgência, que fará perguntas para iniciar o socorro. Essa conversa permite que o médico regulador preste as primeiras recomendações sobre o socorro, ainda pelo telefone, enquanto a pessoa aguarda a chegada da ambulância, o que reduz o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.
Portanto, ao ligar para o 192, é importante tentar responder a todas as perguntas solicitadas com calma, mesmo que seja difícil, e não desligar o telefone até a liberação do médico regulador.
Quando chamar o atendimento de emergência:
* Problemas cardiorrespiratórios
* Intoxicação
* Queimaduras graves e choques elétricos
* Ocorrência de maus-tratos
* Trabalhos de parto
* Crises hipertensivas
* Acidentes com produtos perigosos
*Transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte
Matéria publicada na edição 108 do Jornal Jaraguá em Foco
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